Taberna da Cabeça do Pote: RECOMENDADO!

 

Numa antiga escola primária, no que agora é o Centro de ciclo turismo de Frazão, Paços de Ferreira, surge-nos esta preciosidade de que vos vamos falar, a: Taberna da Cabeça de Pote.

Indo do Porto em direcção a Felgueiras pela A42, sair na saída Frazão-Paços de Ferreira e depois, na rotunda, virar à esquerda; seguir cerca de 800m - passando por umas quantas fábricas/lojas de móveis e umas bombas de gasolina do lado direito - e, do lado esquerdo, surgirá o edifício, que indica apenas “Centro de Cicloturismo de Frazão”. Entrar – tem estacionamento privativo e... escolher entre:

- Bacalhau (parecido com o famoso "à Zé do Pipo", aqui ilustrado ... mas sem o seu inspirador odor e ainda menos capaz de transmitir aquele gostinho...! Uma nota: a foto é da ... dose mínima!);
- Pernil (carninha de primeira... uma surpresa...);
- Cabrito (preparado de modo a minimizar os excessos desta carne peculiar, estava bom, segundo os apreciadores e aqueles que até nem têm o dito bicho entre as suas iguarias predilectas...);
- Polvo (dizem que é uma especialidade, mas não foi a provas - apenas porque entre os 6 convivas ninguém o elegeu...) e/ou;
- Alheira (deliciosamente perfumada e com toque a picante, acompanhado com umas maravilhosas batatinhas assadas também elas com travo picante...).



À sobremesa, além de frutas, bolo de figo, tarte de chila (muito próximo do "toucinho do céu") e um original e muito bem confeccionado bolo de cenoura com cobertura de chocolate negro...
Tudo foi bem regadinho por um Cadão Reserva 2005 – que se consome a gosto e era o mais caro da lista (9,5€) mas ainda assim, no fim, uma conta menor do que o preço de uma só dose na maior parte dos restaurante do Porto ou de Lisboa (nota máxima no critério relação qualidade-preço!).

Aberto há pouco mais de um mês, com um fogão de sala a amenizar o ambiente nestes dias frios e chuvosos, um atendimento familiar e que não poderia ser mais acolhedor (os donos, o Sr. e a Sra. Valdigem - a “chefe de cozinha” e o “chefe de sala” - estão receber-nos “em sua casa”!) e com acompanhamento musical inesperado para estas bandas (ouvia-se música clássica ao almoço... e para o próximo domingo, dia 6 de Dezembro haverá música bossa nova ao vivo, bem como Feijoada à Brasileira e caipirinha...), é este poiso mais do que bem vindo! Por alguma razão a gastronomia tradicional é património em Portugal!




Não há, pois, dúvidas sobre o veredicto:
FORTEMENTE RECOMENDADO!

2 comentários:

Marta disse...

Nada melhor para tornar os domingos menos deprimentes... mas que bela tarde de domingo!

Anónimo disse...

...ai que boa a comidinha da Margarida, sou de Paços de ferreira e à pouco tempo fui a esta taberna, para além da comida que é muito boa, é tambem a companhia daquela gente maravilhosa. Um bem haja para todos, Zé, Edgar (campeão das damas) e claro a rainha Margarida.

Rui Almeida Santos