"A Vida é a Arte do Encontro, embora haja tanto desencontro pela vida" dizia Vinicius de Moraes. A Lupe Ludonato.org aposta em Promover o(s) Encontro(s) e em Contribuir para Relações Fortes... Sem esquecer outros prazeres da vida, como os odores e sabores da melhor cozinha, as viagens e passeios, ou as vivências de alguns eventos... BLOG de EVENTOS, CULTURA, GASTRONOMIA...
Serralves vs Provesende
Finalmente um... Video das TED
Como, estranhamente, não tinha comentários... decidiu-se "re-postar"!
O moscardo... lança blog
COMUNICADO
Porém, ao que sabemos a esta hora, alguns bravos, incluindo Xica, essa activa membro desta organização, partiram à aventura. Aguardam-se notícias sobre esse desafio e ... fotos (sim: o aclamado fotógrafo oficial da Lupe Ludonato.org também foi)!
Trilho da Águia do Sarilhão
Ficam desde já algumas recomendações:
- Vestuário confortável;
- Calçado confortável, preferencialmente botas;
- Não levar carga desnecessária;
- Levar água;
- Levar máquina fotográfica.
Interesse: Paisagístico, Florístico, Faunístico, Geológico, Cultural e Etnográfico.
Possui um património de fortes tradições culturais e etnográficas. Este trilho pedestre de pequena rota (PR), de âmbito histórico e cultural, tem uma extensão de 9 km, com cerca de 3 horas de duração e apresenta um grau de dificuldade médio. Estende-se por terrenos aplanados de um vale alargado, por onde passa o Ribeiro de Rodas, entre o Museu Etnográfico e a margem esquerda da albufeira de Vilarinho das Furnas, sendo esta a sua extremidade Norte. Percorre os aglomerados rurais deste antigo povoado e descortina, por entre os arruados estreitos, os espigueiros e habitações com as suas cruzes cimeiras e varandas com madeiramentos costumeiros abertas ao logradouro.
Do legado patrimonial realça-se, com distinção, a Via Nova XVIII (Geira), com passagem pelas milhas XXVII, XXVIII e XXIX e pelo núcleo de padrões romanos. Nas proximidades da milha XXIX avultam vestígios indeléveis da trincheira do Campo que, na Idade Média, serviu de defesa da raia portuguesa nas invasões hostis. Inserido numa importante área do Parque Nacional da Peneda Gerês, este trilho aproxima-se de outros locais de interesse, como a fraga do Sarilhão, a Mata Nacional de Albergaria e a extinta aldeia comunitária de Vilarinho das Furnas.
- qual o ponto de entrada no Gerês?
- qual a dificuldade do percurso previsto?
- qual a duração da caminhada?
- o percurso é circular (regresso ao ponto de partida, ou linear - caso em que terá de se organizar um veículo para buscar os que chegam ao final)
- qual a zona do Gerês? (importante para saber pontos de abastecimento... sobretudo alimentar...)
- qual horário previsto para regresso ao burgo?
etceteras...
Ora sendo um parque natural algo grande... convém ter as coisas minimamente organizadas... diria eu... Até porque na sexta há festança (tal como sábado, alias) ... e por isso convém ir preparado para o Gerês...Sem isso, é difícil...
A Xica que não me leve a mal... mas organizar actividades não é só colocar aqui posts... :-) LOL!!!
Lupe Ludonato.org falhou...
Gerês... iguarias...
E por isso há uma contra-sugestão: Tasca dos Anjos, na aldeia de Carvalheira... (D. Glória, Sr. Cardoso e o filho, Diogo, esperam-nos.. prato principal... Presigo)
Aguardam-se opiniões...
Caminha no Gerês, dia 16
a recomendação que faltava...
. duas das ... Casas dos Lagares
. Doces em Amarante...
. Bruxas e Vinho... em Favaios...
Aprendam, que ele não dura para sempre...
Muito em breve haverá mais fotos... E outras novidades...
Reservar dias 16.Mai, 30-31.Mai, e noite de 7 de Junho...