Trilho da Águia do Sarilhão

Na sequência das informações deixadas pela Xica, ficamos a saber que O Trilho da Águia do Sarilhão, localizado na freguesia do Campo do Gerês, é o nosso destino... Falta saber a que horas... E como é o transporte até lá... E outros detalhes... como hora de regresso, ou local da comezaina...

Ficam desde já algumas recomendações:
  • Vestuário confortável;
  • Calçado confortável, preferencialmente botas;
  • Não levar carga desnecessária;
  • Levar água;
  • Levar máquina fotográfica.



Sobre o trilho:

Interesse: Paisagístico, Florístico, Faunístico, Geológico, Cultural e Etnográfico.

Possui um património de fortes tradições culturais e etnográficas. Este trilho pedestre de pequena rota (PR), de âmbito histórico e cultural, tem uma extensão de 9 km, com cerca de 3 horas de duração e apresenta um grau de dificuldade médio. Estende-se por terrenos aplanados de um vale alargado, por onde passa o Ribeiro de Rodas, entre o Museu Etnográfico e a margem esquerda da albufeira de Vilarinho das Furnas, sendo esta a sua extremidade Norte. Percorre os aglomerados rurais deste antigo povoado e descortina, por entre os arruados estreitos, os espigueiros e habitações com as suas cruzes cimeiras e varandas com madeiramentos costumeiros abertas ao logradouro.



Do legado patrimonial realça-se, com distinção, a Via Nova XVIII (Geira), com passagem pelas milhas XXVII, XXVIII e XXIX e pelo núcleo de padrões romanos. Nas proximidades da milha XXIX avultam vestígios indeléveis da trincheira do Campo que, na Idade Média, serviu de defesa da raia portuguesa nas invasões hostis. Inserido numa importante área do Parque Nacional da Peneda Gerês, este trilho aproxima-se de outros locais de interesse, como a fraga do Sarilhão, a Mata Nacional de Albergaria e a extinta aldeia comunitária de Vilarinho das Furnas.

Sem comentários: