PANGEA DAY: Hoje, em nome da PAZ!

PANGEA DAY PORTO
Dia 10 de Maio,18h. Por convite.

Mas... seja onde for, assista, marque presença OBRIGATÓRIA neste evento planetário, em nome da PAZ e do DIÁLOGO INTERCULTURAL: o DIA do FILME PANGEIA! Siga tudo em http://www.pangeaday.org/ - o dia em que cada um de nós rá ver o mundo pelos olhos de outra pessoa... pela visão de UMA só HUMANIDADE...

Está nas NOSSAS MÃOS...


O QUE É o PANGEA DAY?
O dia 10 de Maio, Pangea Day, consistirá numa experiência única em que, numa emissão global de 4 horas, serão mostrados os 24 "mini-filmes" escolhidos pela sua capacidade de inspirar, transformar e ajudar-nos a ver o mundo através dos olhos de outras pessoas.
Estes 24 filmes foram seleccionados após uma competição internacional que teve mais de 2500 candidaturas de mais de 100 países. A emissão, ao vivo, será feita de 6 pontos distintos do globo: Cairo, Kigali, Londres, Los Angeles, Mumbai e Rio de Janeiro.


OBJECTIVOS do PANGEA DAY... (coisa pouca :-)

Facilitar o diálogo entre culturas, facilitando o acesso ao ponto de vista "do outro".

Promover a paz, criando um momento de partilha global de toda a humanidade.


QUEM estará PRESENTE ?
Desde os testemunhos da Raínha Noor da Jordânia ou da Correspondente Chefe da CNN Internacional, Christiane Amanpour, às actuações do músico e activista Bob Geldof, das estrelas de rock Iraniano Hypernova, de Gilberto Gil ou Mohamed Mounir, muitos serão os intervenientes*, neste evento patrocinado pela Nokia.

Ligados à organização do evento estão também personagens famosas: produtores e realizadores como Lawrence Bender (produtor de Verdade Inconveniente ou de Kill Bill); Richard Curtis (produtor e guionista de Four Weddings and a Funeral, Notting Hill, etc) Mira Nair (realizadora de Salaam Bombay!, Monsoon Wedding, etc), Alexander Payne (realizador de Sideways, por exemplo); Deborah Scranton (realizadora de War Tapes, vencedora de Melhor Documentário no Tribeca Film Festival, 2006); Forest Whitaker (ex: The Last King of Scotland ). Judy McGrath, Chairman da MTV, as actrizes Cameron Diaz, Goldie Hawn, Meg Ryan. Vik Muniz (artista plástico Brasileiro). Richard Rogers arquitecto do Centre Pompidou, Aeroporto de Barajas ou do Millennium Dome. Músicos como Paul Simon, Bob Geldof (mentor do Live Aid e Live 8), Dave Stewart (Eurythmics), Will.i.am (The Black Eyed Peas). Philippe Starck , designer, e empresários como o criador ICQ ou do Ebay

As mais importantes PESSOAS: TODOS OS SERES HUMANOS QUE PARTICIPEM NESTE EVENTO GLOBAL! * Até porque serão os nomes menos sonantes a causar maior impacto nas nossas mentes (quem conhece as TED sabe que assim será).

Nota sobre o NOME do EVENTO...
PANGEIA (Pangea em inglês) deriva do Grego "pân" (toda) + "gê" (Terra). Ora a "Terra Toda" é "a Designação dada a um hipotético continente primordial, constituído pela reunião dos actuais continentes, os quais teriam surgido após desmembramento do bloco original".

Esta ideia de um só planeta ganha, após o advento do nuclear e da consciência dos perigos globais (ambientais e não só), uma força redobrada, pela necessidade de a humanidade encontrar soluções globais. UM planeta, UMA humanidade!

Nota sobre a ORIGEM do EVENTO:
O DIA do FILME PANGEIA (PANGEA DAY) foi o nome escolhido para o evento que concretiza o desejo da realizadora Jehane Noujaim, vencedora de um dos TED Prize de 2006. Esta extraordinária mulher defende que muitos dos conflitos derivam do facto de as mensagens que cada um de nós recebe serem diferentes. Especialmente de que em cada "canto" do mundo as mensagens serem adaptadas à conveniência de alguns. Assim, ela acredita que isto gera muito dos mal entendidos do mundo. Ela acredita que se a mensagem fosse a mesma aos olhos de todos, esse seria um CAMINHO PARA A PAZ. Acreditando no poder do filme, ela exprimiu como DESEJO que o mundo fosse reunido pelo poder do filme, num mesmo dia.
Assim nasceu o PANGEA DAY.

Saibam tudo em http://www.pangeaday.org/
Deixem-se levar. Deixem-se DESAFIAR...

3 comentários:

Pedro disse...

No site diz 18h00 gmt, ou seja, atendendo o grau de pontualidade do pessoal, mais vale anunciares para as cinco da tarde, não?...

Lupe Ludonato.org: Promovendo o Encontro. Construindo Relações Fortes! disse...

Esclarecimento: a hora legal de Verão, em Portugal Continental, não é GMT. É GMT+1. Os Açores estão nesta altura com GMT.
Por isso o evento será às 19h, como anunciado.
Os interessados poderão comparecer livremente, à hora que entenderem.

Pedro disse...

eu mantenho que, quem quiser assistir desde o inicio deve manter para as cinco... :P